segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vinte e dois de abril

Dia vinte e dois de Abril é dia de
Feriado?
Poderia ser (como o 21)... porém quem trabalha com lazer, feriado é um dia de trabalho, mas voltemos à data que se refere à chegada de Pedro Álvares Cabral ao território que hoje é o Brasil. Aparecem na história apresentadas pela escola: as 13 Caravelas, o Monte Pascoal, a primeira missa (26 abril). Que escola? A “de Samba”? Talvez.
Segundo o minidicionário Aurélio a Escola de samba é uma Sociedade musical e recreativa que promove festejos, espetáculos e desfiles. Desfiles que no período entre 1962 à 2000 na cidade do Rio de Janeiro cantaram o “Descobrimento do Brasil” seis vezes, segundo Luiz S Dias (2009).
Mas o dia 22 de abril, tem um concorrente nessa “descoberta”. O dia 29 de junho em Estocolmo. Pode aparentemente ser um pouco confuso. Descobriram o Brasil na Suécia??
Essa é uma referencia ao futebol, o Brasil em 1958, sagra-se campeão da Copa do Mundo e reforça sua imagem esportiva no cenário mundial. O documentário, “1958 O ano em que o mundo descobriu o Brasil” traz muito mais sobre esse “descobrimento” do Brasil no futebol.
Esses exemplos acima podem inclusive colaborar com as expressões como o Brasil do samba ou Brasil do futebol.
O texto não pretende fazer uma analise profunda sobre alguns dos temas. Apenas apresentar informações e como no conceito de escola reunir pessoas e contribuir com a troca de idéias na busca da educação.

PS. Um comentário o Brasil que no futebol se apresenta de amarelo, disputa a partida final de azul (a Suécia tem uniforme nas mesmas cores). Causando temor aos atletas que por superstição temiam a derrota. Paulo Machado de Carvalho, na época chefe da delegação, reuniu os atletas e relacionou o azul ao manto de Nossa senhora Aparecida. É a primeira missa funcionou! A herança católica da colonização portuguesa esta presente, no samba, no futebol em nossa história!

Quem foi que invento o Brasil?
Foi seu Cabral... foi seu Cabral!...
No dia vinte e dois de Abril
Dois meses depois do Carnaval
Lamartine Babo - “História do Brasil” (1934)

AQUINO R S L; DIAS L S(2009) “O Samba-Enredo visita a história do Brasil – O samba-enredo e os movimentos sociais” Rio de Janeiro. Editora Moderna Ltda.
FERREIRA, A B H(1993) – Minidicionário da língua portuguesa 3.ed Rio de Janeiro: Nova Fronteira
1958 O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL(2008). Direção: José Carlos Asbeg. DVD Documentário; Duração: 85 min; Palmares Produções e Jornalismo; Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário