terça-feira, 15 de junho de 2010

Início da Copa

Em meio à estréia do Brasil, a próxima copa em 2014 em terras brasileiras é tema de algumas conversas e o imbróglio Estádio do Morumbi continua, mas parece que está próximo o fim.
Mas eu fico com algumas duvidas será que alguém pode me ajudar?
Por que será que isto esta acontecendo?
Como gosto de "Futebol e suas histórias", vou deixar algumas informações que eu li no quarto capítulo de Fabio Franzini no livro da Mary Del Priori e Vitor Melo(2009). Na década de 1910 o futebol não era institucionalizado, apesar de estar por todo território nacional, faltava um ponto que unisse e representasse nacionalmente o futebol. Surge a confederação Brasileira de desportos (CBD), atualmente Confederação Brasileira de Futebol (CBF) representando o país junto a Federação Internacional de Footeball Association (FIFA). No final da década (1919) começa a aparecer esse sentimento nacional com a bola com a chegada de um campeonato Sul-Americano de Futebol. E essa história nós sabemos que se fortaleceu com o tempo. Como aparece no texto do livro fica difícil ficar indiferente perante alguns assuntos, e assim como o autor vou citar um trecho de uma carta do historiador Capistrano de Abreu:

“Nunca assisti a uma partida, não posso fazer idéia de como é, e os termos técnicos soam-me aos ouvidos como a mais arrevesada das gírias; mas, enquanto tudo for independente dos socorros federais ou municipais, contará com minha simpatias incondicionais o jogo do foot-ball (Abreu, 1977, p.70)”

Gostaria de deixar algumas considerações; Eu nunca assisti há uma copa do mundo, faço idéia como é, e espero trabalhar em alguma. E utopicamente gostaria que o comentário feito por Capistrano fosse respeitado, desde o inicio de nossa história ao inicio da Copa do Mundo de 2014.

ABREU, J. C. de. (1886) Correspondência. Org. e sel. de J H Rodrigues. 2.ed Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Brasília: Instituto Nacional do Livro, v.2.
PRIORE, M. D.; MELO, V. A. (2009) História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais. Editora UNESP - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário