segunda-feira, 7 de junho de 2010

Interação em dia de evento

Ontem foi dia de “Parada Gay” ou “Parada do Orgulho LGBT (http://pt.wikipedia.org/wiki/LGBT). Os organizadores levaram para a Avenida Paulista a reivindicação de luta contra a homofobia, o tema era em tom político “vote contra a homofobia, defenda a cidadania”. Vale comentar que a candidata Marina Silva colocou até em seu micro blog o apoio ao casamento homossexual.
É fundamental o respeito e a cidadania, a interação com o outro indivíduo. Os autores May e Bauman atentam que o modo como a interação com outros indivíduos se relaciona com a idéia de liberdade na sociedade tornou-se objeto de farta produção sociológica”.
Nesse ponto é que eu gostaria de trazer algumas semelhanças em dias de evento em uma cidade como São Paulo, onde seres que habitam o mesmo espaço por muitas vezes esquecem como interagir com o outro.
A cidade recebe 400 mil turistas(SPTuris) e o evento aproximadamente 3 milhões de participantes (organização), como em todo evento que acontece na cidade parece que algumas pessoas esquecem que a cidade não parou. Isso vale para shows, outras festas e jogos de futebol. Muitos de nós ainda estão trabalhando ou apenas se deslocando pela cidade em pontos em que nos cruzamos em espaços e transportes públicos. E como ontem pude viver mais uma vez a experiência de voltar do trabalho em dia de “evento”, quero deixar esse ponto para pensar. Existem maneiras apropriadas de agir, falar vestir-se sem que essa aventura no comportamento humano se transformem em problemas em ambientes que tem diferentes desejos.

BAUMAN Z; MAY T (2010) Aprendendo a pensar com a sociologia. Editora Jorge Zahar - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário