terça-feira, 13 de julho de 2010

Férias com a molecada

Ontem li no “Blog do Pediatra em casa” um texto intitulado “Férias Escolares – Quanto Custa”, muito interessante vale a pena ler, outro dia comentei também da importância e influencia das crianças nas escolhas das compras. Ao final do texto ele da algumas opções mas antes disso traz algo que concordo plenamente, que é o tempo e a criatividade que os pais devem disponibilizar aos seus filhos.
Hoje fui cortar o cabelo, e ao sentar me deparo ao lado com uma menina de 6 anos fazendo escova, há um tempo atrás li sobre o assunto das meninas em salão de beleza, cabe a cada um analisar essa necessidade, mas como um momento de férias pode ser uma opção de conviver (observação: enquanto isso a mãe fazia as unhas).
Falo isso pois trabalho há anos com recreação, entendo que os pais também precisam de um horário para descansar, mas ao levar uma criança ao parque ou ao shopping vale a pena interagir com a criança. Levar a criança a um espaço de lazer não garante a diversão, por exemplo aqueles brinquedos de shopping, conhecidos por alguns como brinquedão*, pois integram escadas, sacos de espuma, piscina de bolinha, escorregador (que particularmente me lembram brinquedos de hamster), mas são divertidos e podem ser mais, quando a criança olhar para o lado e você esta lá, olhando para ela.
Trabalhando com lazer, acredito que vale contribuir com algumas possibilidades para se fazer em casa, não só por uma questão financeira, mas para criar possibilidades dessa interação entre pais e filhos. Algumas crianças têm um lugar para brincar dentro de casa como um quarto de brinquedos ou o próprio quarto, que muitos consideram importante inclusive na educação de limites e organização, mas vamos a brincadeira.
O quarto pode ser uma opção de um jogo da memória, a atividade consiste em o pai(ou mãe, é um exemplo) entrar no quarto com o filho, o filho fica na porta e tem um minuto para estar atento aos brinquedos e organização do seu quarto, depois ele sai do quarto por um tempo enquanto o pai pode retirar ou mudar alguns objetos de lugar.
O filho pode fazer a brincadeira com o pai também, claro que vai depender da idade da criança, com crianças pequenas você pode realizar a mesma atividade com um numero menor de objetos colocados sobre a cama ou um puff, com os maiores você pode dificultar chamando de “jogo dos 7 erros” ocultando ou alterando sete objetos. Fazer a atividade no escuro também é uma possibilidade, mas redobre a atenção a segurança!
Você melhor do que ninguém conhece o seu filho e sabe o que ele gosta de brincar, portanto recrie do modo que você achar melhor. Bom divertimento!

Blog do Pediatra em casa” um texto intitulado “Férias Escolares – Quanto Custa (http://migre.me/WNIk)
*Brinquedao (http://migre.me/WKlc)

6 comentários:

  1. Oi Rafa!
    Gostei muito da sua sugestão!
    Além de ter o blog de receitas e ser mãe, sou psicóloga, atendendo crianças e adolescentes.
    A dificuldade referente a esse tempo com os filhos e da efetividade desse contato são uma constante na minha prática.
    Muitos pais passam semanas, meses, sem sentar meia hora para brincar com os filhos. Quando os convido a entrar no consultório e brincar conosco, vejo que é uma imensa alegria para a criança e para eles também, apesar de nem todos ficarem muito confortáveis no início.
    Uma recomendação que gostaria de fazer é de que os pais relembrem as suas atividades e brincadeiras preferidas na infância e as apresente aos filhos. Isso costuma motivá-los a interagir mais e as crianças normalmente são receptivas.
    A presença dos pais (efetiva) na vida das crianças e as crianças efetivamente participarem da vida dos pais é algo fantástico!
    Vale a pena investir!
    Um abraço,
    Christiane

    ResponderExcluir
  2. Esse tempo de convivência não é facil para os pais, mas é muito importante.
    Este final de semana estava conversando com um médico(Fábio que acaba de ser pai) que estava preocupado por não saber andar de patins e como será se sua filha(laura)quiser aprender.. Fantástico! ja esta preocupado...
    Assim como voce esta atento em participar da vida de sua filha e voce ainda tem tempo para escrever no seu blog.
    Obrigado por participar
    Abraço
    Rafa Vac

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Rafa.

    Bons toques.

    Oh, Fábio, se você souber pelo menos andar de bicicleta, já tem alguma coisa pra ensinar... ou então, leva ela pra aprender... isso pra ela vai ser muito bom.... :)

    Minha filha faz ballet, e eu não... hehehe.

    Bom passar por aqui Rafa. Seu blog acabou de ser adicionado à minha lista de blogs interessantes (à direita, embaixo no meu blog).

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post!!!
    Falou palavras chave para a reflexão de todo pai e mãe: interação entre pais e filhos.
    Adorei o post, penso a mesma coisa.
    Vou passear pelo blog hehehe
    Um grande beijo,
    Kelly

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    adorei o post. Adoro brincar com as minhas filhas.
    Lembrei do brinquedo de hamster. Bom, as minhas filhas brincam comigo porque eu adoro. Subo as escadas, percorro o brinquedão, desço no escorrega. Me divirto.
    Fazemos muitas brincadeiras em casa e adorei a sugestão do jogo da memória. Fizemos memória com sachês de açúcar no restaurante, sequência com potinhos de danoninho. Uma farra. Dá para brincar muito e gastar pouco.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que bom.. saber que o blog ajudou em um momento de brincadeira familiar heheh
    Agora vou p seu blog dar uma espiadinha...
    bjoos

    ResponderExcluir