quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um espaço para brincar


Anteriormente escrevi que cabe a cada um de nós criar e recriar possibilidades para brincar dentro e fora de casa. Alguns (ou muitos) de nós já vimos em filmes, seriados ou fotos de um “acampamento", que o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define como:
1. Ato ou efeito de acampar-se; 2. Lugar onde se acampa; arraial; 3. Lugar de permanência provisória; 4. Camping; 5. Bando ou tropa acampada; 6. Área ou modalidade de estacionamento em que a tropa se instala em barracas; 7. Instalação semelhante de escoteiros ou de bandeirantes.
Então vamos aproveitar a definição para trazer uma possibilidade de se divertir. No caso nossos escoteiros ou bandeirantes são filhos (filho, ou a tropa que estiver em casa) que se instalam em barracas. Que barraca? Aquela que você ira criar!
Não há a necessidade de comprar uma, com um lençol e alguns lugares para apoiar esta feita a barraca. Para a construção use as cadeiras, o armário, um pedestal, cada um sabe o espaço que tem, garantindo a estrutura e a segurança de sua barraca e daqueles que estão dentro dela. A barraca pode ser vista como uma cabana (de camping ou índio), uma nave espacial ou um clubinho de férias, é um espaço para interagir com a criança. Por favor, crie possibilidades com seus filhos dentro da cabana.
Levar os brinquedos favoritos é sempre uma opção (Menino Maluquinho), mas você pode desenhar o cenário em caixas de papelão. Quando eu era mais novo brincávamos (eu e meus primos) com um pôster de um painel de avião (valeu “Tio Rubinho”!).
Aos pais que assistem os filmes junto com seus filhos, eles também nos trazem idéias para brincar em casa, no filme “UP – Altas Aventuras”, logo no início mostra a criatividade de Carl e Ellie para brincar, (adoro as duas cenas), e na seqüência escolhem um lugar para viver aventuras (quem viu sabe para onde eles vão, ou veja o video*) dentro de uma barraca. No filme “Tá chovendo hambúrguer”, o personagem principal tem seu laboratório onde para entrar existe aparelho com um código, esse aparelho é o brinquedo “Genius”, que poderia ser o jogo “Senha” ou substituir por brinquedos do quarto organizados de acordo com a regra preestabelecida. Em UP Ellie usa um broche (uma tampinha) que simboliza “os exploradores” que pertencem ao clube.
As regras fazem parte da brincadeira, cada família cria sua regra, que valem para a brincadeira ou para alimentação. Fazer um café da manha dentro da barraca ou levar guloseimas durante o dia ou a noite são mais opções que deixo a cargo de vocês decidirem.
Mas, não se esqueçam de avisar a turminha que a definição de acampamento fala também que é um lugar de permanência provisória, portanto tropa, ao final da brincadeira: recolher materiais e organizar tudo! Boa Férias!

Foto: Cacá
Veja também
http://rafavac.blogspot.com/2010/07/ferias-com-molecada.html
Site Menino Maluquinho - Ziraldo
“Tá Chovendo Hamburguer” - Título original: Cloudy With a Chance of Meatballs Diretor: Phil Lord, Chris Miller“UP – Altas Aventuras” – Título Original: UP Diretor: Pete Docter
*Video do filme sem legenda (inicio das cenas citadas 2min 41seg)
Genius
Senha – Um jogador cria uma sequência com pinos coloridos, e outra pessoa tentará desvendar esta senha, através de uma dedução por tentativa e erro, quem criou a senha pode informar quantas peças estão certas.
STOPPA, E A. Acampamentos de férias. Campinas, Brasil: Papirus,
1999.
Mestrado de Edmur Antonio Stoppa
Lazer nos acampamentos de férias: Uma análise da ação dos animadores sócio-culturais.
Monografia de Pós graduação MBA Turismo - Marco Antonio Vivolo Filho Acampamento no Brasil “Aspectos históricos e importância social”

4 comentários:

  1. falando em férias e brincadeiras tenho uma foto muito bacana aqui em casa: você, o Gabriel, a Cinthia e eu numa tarde qqr brincando no quintal das tias de chefs de cozinha rsrsrs
    ou tá na casa da minha mãe essa foto?
    enfim...

    =]

    ResponderExcluir
  2. Puts sei qual ~e.. eu tenho uma copia.. qualquer hora ela vem parar aqui.. heheh

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa,
    mais uma dica muito divertida. Esse fazemos bastante aqui. Gostei do conceito, vou reforçá-lo aqui em casa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir