quinta-feira, 19 de agosto de 2010

21ª Bienal Internacional de Livros de São Paulo


Este é um blog que fala de lazer e educação então não poderia deixar a Bienal Internacional do Livro de fora.

Por onde eu começo? ...

Pelos livros claro!

Bom gosto muito de todos os tipos de livro, vocês podem notar pelo “fundo”(background) do blog. Ele inclusive parece muito com uma capa de um livro, mas isso deixa para outro post.

Os livros podem nos trazer informações, por falar nisso, o caminho para chegar a Bienal, o metrô, que tem fácil acesso na estação do Tietê com ônibus saindo para o Anhembi (hoje foi rápido).

A entrada da feira é organizada, com poucas filas para comprar ingresso, mas a fila de professores e de escolas era interminável. Ponto para se comentar: tanto as escolas publicas quanto as particulares estão presentes caminhando pela feira, a maioria é da pública. Seria ótimo se todos estivessem interessados nos livros e não só no “passeio”(sair da escola para uma visita qualquer).

Existe a opção de fazer uma visita monitorada, até onde eu apurei (amigos trabalhando no evento) são mais de 200 monitores. Uma ótima chance de conhecer o espaço, mas como já comentei nem todos estão interessados, pasmem, nem os professores. Claro que estes são minoria, conversei com pessoas durante o dia e encontrei diversos interesses.

Como profissional da área do lazer comento que é possível que entre esses monitores se encontre alguns que façam parte de uma minoria de desinteressados também, apenas posso dizer que vi algumas diferenças nas atuações. Mas o lugar é propicio para adquirir conhecimento e alguns deles vão aprender com seus parceiros e com os livros a atuarem de diferentes formas.

A feira está muito bonita, organizada, estandes com diversos tipos de livros, para todas as faixas-etárias e para todos os gostos. O lado lúdico pode ser despertado não só através das paginas dos livros, comos pelas narrativas dos contadores de histórias e em outras oportunidades propostas pelos expositores do evento.

A tecnologia estava presente nos estandes, nos livros virtuais, nas ações com blogs, microblog e parece que ainda ganhará espaço.

Acessibilidade é uma palavra vista nos espaços amplos e entradas com rampa nos estandes, um dia eu espero que seja presente também para os livros na vida de tantos como os que foram vistos hoje na feira, pois apesar de diversos estandes com preços promocionais sabemos que comprar livroS ainda são para poucos. E o conhecimento é para todos, ou deveria ser...


Mais informações na área de imprensa do site da 21ª Bienal Internacional de Livros de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário