segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Imaginação fértil

Ao escrever o nome desse texto as idéias começaram a aparecer, quando surgiu o nome “imaginação fértil”, a principio me veio a mente uma turma de adolescentes com hormônios por todos os poros e com pensamentos fixos em...
Estudar para passar no vestibular. Claro!
Brincadeiras a parte, existe uma associação de imaginação, fantasia, com crianças. Quem não se lembra de seus super-heróis, suas princesas favoritas, e suas roupas, que eu aposto que muitos já colocaram para se tornarem o próprio herói ou princesa. O momento se torna literal, a imagem se torna uma ação, portanto você se torna o Batman ou a Branca de Neve. E esse é o ponto que eu quero trazer, para exemplificar essas situações.
Quando entrei na sala, como de prache brinquei com a turma.
R (Rafa): Bom Dia Monstros!!
Um deles me responde:C (criança): Porque monstro?
R: Porquê você tem cara de monstro, pé de monstro, mão de monstro.
Enquanto eu falava ele olhava atentamente, seus pés e suas mãos e respondeu
C: Não! Não tenho não... Olha aqui! (me mostrando as mãos)
Para esclarecer e evitar alguns julgamentos, as pessoas que me conhecem (as crianças do clube), sabem que monstro é uma brincadeira que eu faço quando a diversão começa a virar uma “bagunça”, idéia era descobrir se eles estavam fazendo bagunça, e não uma personificação.
Alguns podem achar divertida a história anterior e pensar, bem coisa de criança. Mas quando pensei em escrever sobre isso lembrei de uma história contada por Teresa Cristina (2002):
A mulher do “Monarco” (Hildemar Diniz – Cantor e Sambista "Velha guarda da portela") dizia: Quando você bebe você fica horroso! Voce tem que ver como você fica quando fica bêbado!E ele o que fez?
Começou a levar um espelho para o samba, quando ele percebia que estava ficando bêbado, tirava o espelho do bolso e ficava se olhando...
O imaginação fértil...

Teresa Cristina & Grupo Semente 2002 - DVD Programa Ensaio Tv Cultura
leia também: http://montardo-ap.blogspot.com/2010/08/criancas-entendem-de-modo-diferente.html

Um comentário:

  1. Super atual a qualificação de "pessoa" às crianças... as pessoas que te conhecem... :))

    Uma vez, falando para um grupo de adolescentes numa igreja em que eu congregava no Rio, eu disse que imaginação fértil da boa é cabeça cheia de !@#$$# (adubo).. :))

    Um abraço.

    ResponderExcluir