segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conferencia de Carnaval em SP


Este final de semana aconteceu a 1ª Conferencia do Carnaval da cidade de São Paulo, “Valorizando os Bastidores” no Palácio de Convenções Anhembi, Pólo Cultural Grande Otelo.
O que é uma conferência? E como isso aconteceu no caso do Carnaval em SP?
Uma conferencia tem o objetivo de verificar como esta o desenvolvimento da política em âmbito local (estadual ou nacional), no caso, como se organiza e se estrutura o carnaval de São Paulo.
Existe uma periodicidade na qual são realizadas essas conferencias, ainda não conheço a data para a próxima, mas existe o interesse de realizar outro encontro antes do final deste ano. (informação dada pelos organizadores durante o evento). Normalmente uma conferência tem uma distância maior entre uma realização e outra (2,3 ou 4 anos), mas podemos considerar um próximo encontro como uma extensão deste primeiro.
Essas novas conferencias podem avaliar o seu desenvolvimento e estabelecer novas metas, respeitando e somando as deliberações anteriores. Entenda deliberação como resolução tomada depois de discussão ou uma resolução tomada depois de reflexão.
Este é um ponto importantíssimo, a reflexão do evento, abrir a possibilidade das agremiações e órgãos públicos dialogarem, com este contato, apresentar possibilidades que possam ser viáveis e melhorar a estrutura de um dos maiores eventos da cidade.
Toda reflexão é valida, por isso o blog faz menção ao evento, traz consigo uma explicação do que é uma conferência e lembra que mais do que apropriar-se de um nome (discurso de autoridade; Já comentei sobre isso em outro texto http://tiny.cc/0myls) o encontro foi reconhecido como tal, e agora faz parte da construção do Carnaval de São Paulo.

A minha participação foi realizada pelo G.R.E.S. Aguia de Ouro e o evento foi organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, e tinha como objetivo abordar temas da grande festa paulistana, entre eles: planejamento, estruturação e desenvolvimento do Carnaval. Os interessados em conhecer a programação do evento acessem o link (Fotos do Evento).



Nenhum comentário:

Postar um comentário