sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Alguém disse

Alguém disse que dinheiro não traz felicidade? Será?

Gostaria de trazer uma noticia que circulou em agosto no NY times e na Folha de São Paulo (réplica): uma pesquisa intitulada “Does Consumption Buy Happiness? (Thomas DeLeire), em uma tradução simples seria “O dinheiro compra felicidade?”.
A pesquisa foi realizada com uma amostra representativa da população Americana (Estados Unidos) examinando a associação entre componentes do consumo e da felicidade. Aos interessados pela pesquisa, eo endereço esta no final do texto.

Por que trago esta pesquisa para nosso dialogo?
Porque esta pesquisa apresentou como os dois pontos mais relevantes associados a felicidade o "consumo de carros" e o "lazer" dentro de sua influência no tecido social. Em texto publicado pelo Instituto Alana também mostra que a pesquisa traz itens usados para ações de lazer, ou seja, compras relacionadas a férias, entretenimento e equipamentos para prática de esportes, como uma categoria de consumo que pode ser associada de fato à felicidade.
Olha o lazer aparecendo cada vez mais em nossa sociedade! O “consumo do lazer”, inclui despesas como (dados da pesquisa): viagens de férias, ingressos para cinema, eventos esportivos, espetáculos, prática esportiva (ginástica e exercícios), hobbies e equipamentos para o lazer”.
O consumo faz parte de nossa sociedade e a pesquisa tentou associar que a compra desses elementos a um sentimento de felicidade.

Qual a sua opinião?

Aos companheiros da área do lazer e interessados, os dados anteriores nos mostram alguns setores onde desenvolvemos nossa atuação. Entendo que a pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, país que apresenta uma realidade distinta a nossa, mas dentro desses pontos apresentados podemos atentar para a relevância do lazer, pois vivemos em uma sociedade voltada para o consumo. Mas isso não nos obriga a atuar dentro dessa perspectiva. Devemos estar atentos e pensar em nossa atuação e atitudes dentro de uma visão mais humana e educativa para, quem sabe, em um futuro próximo encontrar pesquisas com dados atrelados a essas atitudes (e as relações humanas) trazendo felicidade.


“Does Consumption Buy Happiness?


http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=7579&origem=23

http://www.tedxsudeste.com.br/2010/andre-trigueiro-faz-repensar-o-consumo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário