terça-feira, 7 de setembro de 2010

Lembranças da Recreação CHSA

Essa ultima quinzena, trabalhei organizando a recreação para as comemorações de 75 anos do Clube Hípico Santo Amaro.
O Jubileu de Diamante, uma data importante, para o clube e para a recreação que esta há muito tempo no clube também, comigo "Rafa Pikachu", há sete anos e meio e com meu orientador Janísio "Santista" ficou entre dez e treze anos (existem algumas controvérsias estou atras de documentos hahaha), por isso pedi para algumas pessoas escreverem sobre memórias da recreação, pretendo postar algumas delas. Começarei por uma que me agradou bastante e porque ela fez parte da turma do "Santista", mas esteve em alguns momentos comigo ajudando e participando também ... leiam

LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA
Por Roberta Milani

A vida passa depressa, vamos crescendo por dia, amadurecendo e, por hora bate na nossa mente lembranças de uma infância, cheia de fatos e acontecimentos. Nem todas as lembranças são muito boas, mas são lembradas a qualquer instante, podendo ser descritas em inúmeras folhas ou ate mesmo em horas de conversa.
Hoje faço parte de uma geração adulta, da geração online, cada vez mais tem menos e menos contato físico, muitos amigos ficaram La trás, presos apenas em minha memória.
Para ser mais precisa sou da geração dos anos 80, crescida e criada, como se fosse o meu jardim, no Clube Hípico de Santo Amaro. Quem não fazia parte da recreação? Quem não esperava a semana passar depressa para ir a Sede de Jovem encontrar o Tio Santista e sua gangue de monitores?Deixa eu ver sem lembro tia Lu, tia Ju, Tio Ale, eram tantos tios legais..
Passávamos o final de semana inteiro brincando,planejando novos jogos,recrutando mais e mais amigos....
Duvido que se você era dessa década e freqüentava o CHSA, nãos se lembre dos jogos de taco na quadra, das festinhas que tio santista era responsável pelas atividades recreativas, inclusive das minhas, eram corridas na pista de adestramento, caça tesouros, cama elástica, teatrinhos,corridas, policia e ladrão, pega pega, esconde esconde, uma infinidade de atividades que passaria horas escrevendo.Lembro também das páscoas onde fazíamos a sala ficar coberta de chocolate,sem contar nas nossas roupas,ai se sobrasse fazíamos ovinhos de presentes, por falar em presentes quantas vezes não criamos lembranças para as mães seja pintando uma simples folha ou nas famosas formas de gesso. Era a manha inteira fazendo gesso e a tarde pintando. Na hora do almoço Tio Santista e Tia Lú nos “devolvia” no Tênis, local onde ficava a maioria de nós para fazer um rápido almoço, mas nem sempre de fato o fazíamos. Não dava tempo da equipe de monitores chegarem ao refeitório que la estávamos todos nós.Coitados! Não dávamos sossego!!!
Com saudades e até vontade lembro-me dos Campismos, dia tão esperado, já marcado no calendário do clube todo ano, uma vez por semestre. Passávamos o dia brincando, no final da tarde nossos familiares iam dar o “boa noite” e perguntar se não íamos desistir. Que nada! Já estávamos empenhados na montagem das barracas, na escolha de quem ia dormir com quem. Ai vem na memória Tia Ju, a Super poderosa, talvez se eu a veja hoje não saiba reconhecê-la, mas era alta, cabelos compridos, e viva nos ensinando musiquinhas de “guerra”.Dai veio o apelido de super poderosa, ao ser a “madrinha” da nossa barraca que era composta pela Renata, Fernanda e eu.As noites passavam voando,procurávamos os tios passarinhos,brincávamos de canibal pela escuridão do parquinho, de caça tesouro, e o amanhecer, para quem não dormia, era em frente a fogueira,onde inventávamos musicas para registrar aquele momento.Como essa que nunca esqueci:
.....Acampamos e brincamos juntos la no mato escuro cheio de animais....
....Um gambá nos avistamos juntos e também viramos índios canibais......
...Montamos barracas, pra dormir a noite junto com os tios da recreação....
...Junto a fogueira estamos curtindo um final de dia cheio de emoções....Eeee..”

Como posso ter isso em mente tão fresco? Incrível!!! E o domingo passava sempre mais rápido do que eu esperava, e já era hora de ir para casa enfrentar a semana novamente. Todos os campismos era mais legais e um superava o outro .Quando de repente chovia, não era motivo de desanimo, alias era divertido demais, as barracas ficavam ensopadas, la montadas, seja no estacionamento próximo as pistas de adestramento ou no gramado perto do tênis, pegávamos nossas roupas secas e as cobertas que foram salvas dentro da barraca e acampávamos dentro do casarão,cada um deitado em um canto.Ao amanhecer recebíamos um café da manha no local e voltávamos pra sala da recreação!!!Era incansável.

O verão sempre era aguardado, a recreação sempre vinha com novidades, quando não eram com os jogos dentro da piscina, como “marco-polo” guerra de bexiga de água, pólo aquático, toboágua...Nossa passávamos horas deslizando de barriga nas lonas com água sob a grama. Oh tempo bom......
Fui crescendo, a sala mudou de local e claro não podia ser a freqüentadora mais assídua da recreação. Nunca deixe de visitá-los, a equipe foi renovada, entrou o Pikachu e a nova gangue de monitores, posso citar tia pipoca e o Pelé....mas, as vezes, quando passo perto da sala de vidro vejo novas caras.
Tem dias que vou até a sala pedir uma bala, ou ver o que eles tanto jogam na salinha de Tv. Nossa!!!! Que estranho ....eles vêem Tv na recreação, jamais pensei nisso!
Tem dias que da piscina eu ouço gritos na quadra, e imagino deve ser a recreação e o seu time de futebol...
Um dia quem sabe essa nova geração possa contar assim como eu, como é bom ter saudades de um passado bem vivido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário