sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bullying



No texto anterior comentei sobre o sentimento de uma criança, e acredito que vale mais um comentário. Na história que contei imaginei a principio, que o que havia magoado a criança seriam atitudes tomada por outras crianças, como piadinhas ou algum insulto.

Essa situação, que parece simples, se formos pensar acontece a muitos anos, quem nunca ouviu... “quatro-olhos” (para quem usa óculos - comentário de quem ajuda na correção dos textos e usa oculos - "por incrível que pareça escutei isso uma vez só, e o menino veio me pedir desculpas depois!!"), “mentira” (quem tem pernas curtas – meninas de baixa estatura) entre outros que são desnecessários colocar aqui (até para não dar idéia).

Isso para colocar em questão o que pode acontecer com crianças que passam por essas situações, e claro por muitas outras, até por casos que podem chegar a extremos.

O chamado Bullying, (wikipédia e Cartilha Nacional da Justiça) é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados contra uma pessoa incapaz de se defender. Entenda incapaz como aquele que nao tem conhecimento ou habilidade (mini dicionário Houaiss), habilidade para se afastar desses acontecimentos.


Dados do brasil

Esse é um assunto que vai e volta dentro e fora dos colégios, e como os dados acima apresentam, acontecem muito mais do que imaginamos.
Alguns dados sobre a Europa retirados do filme Bullying (Provocações sem limites).Segundo estudos da União Européia sofrem bullying 39% dos estudantes, sendo o Reino Unido o país com maior indice, na Espanha 1 em cada 4 alunos é assediado, sendo 25% das crianças em idade escolar. Este é um desafio que não tem muros nem fronteiras e se espalha, o mundo virtual também é influenciado (inclusive ja foi pauta de revistas e jornais).
Usando as palavras de Pupo (2007) “é uma grande responsabilidade lidar com conflitos interpessoais e criar estratégias de ação educativa que promova uma convivencia no interior da escola pautada em principios de justiça e equidade.” Concordo e corroboro com esse pensamento intra e extra muros escolares, em toda a nossa convivencia em sociedade cabe a nós contribuir para a construção desse conhecimento para professores, alunos, pais, e a todos aqueles que possam com esta informação tentar afastar a incapacidade de se defender do Bullying.
Poderia citar diversos exemplos mas vou colocar um blog http://palavraaberta.blogspot.com/search/label/Bullying que encontrei durante a pesquisa.
Além das referencias seguém mais opções sobre o assunto

PUPO K R 2007 Violência moral no interior da escola: um estudo exploratório das representações do fenômeno sob a perspectiva de gênero.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27112007-142609/pt-br.php

Reportagem internet Revista Escola (aqui você encontra mais sobre o tema)
Veja o vídeo sobre bullying (Observatorio da infâcia - Dr. Lauro Monteiro) http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=1131 (fonte Globo News)
Filme
Bullying (trailer em espanhol)
Bang Bang You’re Dead

2 comentários:

  1. Eu USAVA óculos!!! A cirurgia de miopia foi a melhor coisa que fiz na vida!!!
    Odiava usar óculos, mas nem era por bullying ou opinião alheia, eu que nunca gostei mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Realmente nossos blogs andam em sintonia.

    Estou escrevendo um artigo sobre bullying também... vi o filme espanhol. Vale a pena pegar. Só que náo tem na blockbuster, tem que ir numa daquelas videolocadoras cult de bairro. Ou baixar da
    internet.

    O filme é intenso, bem feito, e me lembra de certa forma os filmes nacionais
    recentes. Mas muito intenso e de final amargo.

    Se vc leitor não viu, veja, vc vai gostar (ou pelo menos ganhar algo com isso).

    Um abraço

    ResponderExcluir