quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ary Barroso “pai” do dia nacional do samba

Sim, o dia nacional do samba é comemorado no dia 2 de dezembro em uma homenagem a Ary Barroso feita por Luis Monteiro da Costa (vereador baiano). Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", uma letra que exalta a Bahia, local que ele até então desconhecia.
Foi nesta data (2/dez) que ele visitou Salvador pela primeira vez, e é essa a explicação, no mínimo peculiar eu diria, mas a festa foi se espalhando pelo Brasil (porque será? hehe) e virou uma comemoração nacional.
Ary Barroso nos anos 1930 escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca, entre elas Aquarela do Brasil (a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior).
Recebeu o diploma pela trilha sonora do longa-metragem Você já foi à Bahia? (no Brasil, nos EUA - The three Caballeros, 1944), de Walt Disney.
O título do filme é parte da trilha sonora do filme "Você já foi à Bahia?" de Dorival Caymmi e "Os Quindins de Yayá" e "Bahia" (Ary Barroso) cantadas com a participação de Zé carioca(video em inglês).



Coloquei o vídeo para apenas exemplificar algumas imagens (Sem analisar o filme, pois são imagens caricatas, visão de alguém de fora, a sensualidade relacionada ao Brasil, um desenho que vem com charuto na boca, vou parar porque não é esse o assunto de hoje). No vídeo aparecem imagens que remetem a Bahia, a baiana, ao malandro (muito relacionado com o carnaval carioca) e até um trem que hoje podemos fazer uma relação com a comemoração feita no Rio de Janeiro. Da Central a Madureira, “o Trem do Samba vai partir levando um samba em cada vagão. Na verdade serão três trens. E ao longo da linha, várias paradas com novas rodas, shows e apresentação de blocos. Veja a programação baiana e a relação completa da comemoração carioca – esta enviada por Enildo Rosário, assessor de imprensa da Portela” (Veja na internet)

Trem do samba leia Galeria do samba

"Na Baixa do Sapateiro" ( letra - vídeo )
http://veja.abril.com.br/blog/passarela/tag/dia-nacional-do-samba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário