domingo, 5 de dezembro de 2010

Inclusão na moda

Apesar do trocadilho no título, não considero em hipotese alguma inclusão como algo que possa "ser uma moda", é uma questão social.
O Instituto Mara Gabrilli (IMG) e a marca Hey!U acabam de fazer uma parceria com a Galeria Mundo Mix para desenvolver a primeira linha de moda inclusiva no País. As primeiras peças, modelos de camiseta masculina e feminina, foram apresentadas em evento na noite de sexta-feira.Dia 3 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, já tinha falado sobre o assunto coloquei inclusive noticias sobre a “Virada Inclusiva” que aconteceu em São Paulo. Sábado também aconteceu uma ação com pessoas sem limitações andando pela cidade com vendas nos olhos ou em cadeiras de rodas. Já passei pelas duas situações, porém fica para uma próxima contar sobre essa experiência. Para essas caminhadas durante o dia a dia ou para ir para uma festa, o que vestem essas pessoas?
Como diria Noel Rosa (esta semana comemorou-se o dia nacional do samba): Com que roupa eu vou?
Sabemos que existem modelos diferenciados, para “magrinhos, gordinhos, ou que favorecem as baixinhas ou altinhas”.
Adaptados a cada estilo, e o que se adapta a quem não vê, ou usa uma cadeira de roda?
Fui lá conferir esse lançamento e ver de perto as primeiras camisetas, a masculina tem nas costas a imagem da espinha dorsal com todas as vértebras e seus nervos, remetendo à consciência de nosso corpo, lembrando o que tem por baixo da pele, que é nossa essência e deve ser bem cuidado. A feminina traz a imagem de uma sereia charmosa em sua carruagem cheia de detalhes. Toda as peças da coleção têm identificação com toque braille, com descrição de cor, tamanho e estamparia para facilitar o reconhecimento por cegos.

A partir de 2011 a marca desenvolverá uma coleção com outras peças do vestuário. Os preços variam de R$ 35 a R$50 e toda a renda será revertida para o Instituto Mara Gabrilli.
Comenta Mara Gabrilli (noticia do Instituto Mara Gabrilli)
“Nenhuma deficiência subtrai o senso estético. O belo é aquilo que se reflete pelo nosso olhar. Aqui eu dou mais um passinho em busca de romper com esse mundo que cultua o esteticamente perfeito. Continuo apreciando a beleza onde a vejo e é na diversidade que ela mais me atrai. Como qualquer mulher vaidosa, gosta de se vestir, mas sempre se depara com problemas em peças que compra. “Minhas saias, por exemplo, têm de ser de um tecido grosso e firme, com fecho prático. Por ser cadeirante, minha roupa fica em contato direto com a cadeira o tempo todo e as saias costumam durar poucos meses. Depois ficam todas esgarçadas”.
Voce ja tinha pensado nisso??
Seguem duas fotos no evento de lançamento


Mara G e André Bandeira (que é cadeirante e atleta da equipe paraolímpica brasileira de tênis de mesa, apresentador de um programa em Piracicaba eVereador)


Agradeço o convite da Mara Gabrilli para participar desse evento.

Conheça o site do Instituto Mara Gabrilli!

Um comentário:

  1. Ola Rafa
    Parabéns pela matéria!
    Abcs
    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem/Personal Stylist
    AICI - USA member - association of image consultants international
    Blog: http://ataleb.wordpress.com
    Site: www.alexandretaleb.com.br

    ResponderExcluir