quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Sapucai maior que o Maracanã

A Sapucai deve crescer em 2011, pelo menos foi o que divulgou a Prefeitura do Rio em noticia que eu li no folha.com.
A Prefeitura do Rio divulgou nesta terça-feira que o sambódromo da cidade ganhará mais 15 mil lugares até o Carnaval de 2012. Com intenção de ampliar a área para sediar competições das Olimpíadas de 2016, como provas de tiro com arco e também a largada da maratona olímpica, as obras para ampliação da Sapucaí começam logo após o Carvaval de 2011 e estão previstas para terminar em dezembro do mesmo ano -- para não prejudicar os ensaios técnicos das escolas de samba. Gostaria de saber se para a Copa 2014 se pensou tanto nos clubes. Segundo o Blog do Birner: Os clubes vão procurar alternativas com a Federação, com a CBF, para não prejudicar o calendário e os campeonatos.
Atualmente as arquibancadas comportam 60 mil pessoas. Com as obras, a passarela do samba terá 75 mil lugares. O Maracanã após a reforma terá 76 500 lugares. Isso, em parte, porque os assentos serão mais largos – de 48cm passam para 50cm – e mais bem distribuídos, com lugares marcados. (veja)
No projeto apresentado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), a Marquês de Sapucaí retomará o traçado original desenhado por Oscar Niemeyer há quase 30 anos. O arquiteto, que completa 103 na quarta-feira (15), afirmou, em um vídeo apresentado pela prefeitura, que esta é uma obra importante, já que se passaram 27 Carnavais desde a inauguração do sambódromo, em 1984. "É um resgate de uma obra arquitetônica fantástica. Poder entregar isso para cidade, qualificando os desfiles das escolas de samba ainda mais, é um presente para o Rio", disse o prefeito. O Secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, afirmou ainda que se forem contados os espaços dos novos camarotes a capacidade máxima de público no sambódromo pode chegar a 77.800. No local da antiga fábrica da Brahma, no setor 2, serão construídos três novos módulos de arquibancadas, camarotes e frisas, incluindo áreas para a instalação de banheiros públicos, acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço (é o que se "imagina" para uma área de lazer privada ou pública mas que nem sempre é respeitado), e um espaço destinado para os jurados. Em troca, a cervejaria poderá construir uma edificação de até 80 metros de altura em parte do terreno. A fábrica da Brahma, ao lado do sambódromo, foi inaugurada em 1888 e funcionava quando a passarela do samba foi construída, em 1983. As obras de ampliação, estimadas em R$ 30 milhões, serão pagas pela Ambev, não havendo custos aos cofres públicos (isso será fantástico e servirá de exemplo, se de fato acontecer)."A partir de 2011 vamos ter uma obra que vai criar mais estacionamentos, melhoria das condições de geração de renda, emprego e oportunidades para o bairro. Aqui, afinal, ficarão escritórios, provavelmente hotel e restaurante. É um conjunto de melhorias. Pode jurar que o Carnaval de 2012 será feito no novo sambódromo", afirmou o diretor de Relações Sócio-Ambientais da Ambev, Sandro Basilli.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/845447-sambodromo-no-rio-tera-mais-15-mil-lugares-no-carnaval-de-2012-diz-prefeitura.shtml
http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2009/02/02/outra-loooooonga-e-cara-reforma-no-maracana/
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/reforma-do-maracana-o-recesso-do-gigante

Nenhum comentário:

Postar um comentário