terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Post 100

Quem diria que em menos de um ano o blog chega a ao post numero 100 e com quase 6000 visitas (tomara que esse texto ajude nos números hehe)Por falar em números, ao pensar sobre o que escrever nesse post por diversas vezes cogitei a possibilidade de fazer uma relação direta com o numero, por exemplo os 100 piores alguma coisa porque lista de 100 melhores sempre tem(capa de varias revistas), nenhuma relação com centenário de futebol pois seria injusto falar de um clube ou apenas citar os clubes que já tem 100 anos de existência no Brasil (deixo os dados para o PVC, ele é ótimo). Este é um blog de educação e lazer, portanto tinha que surgir alguma relação...
De repente, escutando um áudio-livro antes de dormir, a idéia está ali, e olha a coincidência o título é “100 homens que mudaram a história do mundo” (Bill Yenne) contendo pequenas biografias, contextualizando a época e os seus feitos, de personagens importantes que contribuíram para mudar a história da humanidade. Resolvi que utilizaria um fragmento de uma dessas biografias para deixar um pensamento relacionado a educação.
E o escolhido foi Arquimedes, um dos maiores matemáticos antes do renascimento (uma relação razoável com os números mais uma vez) entre suas diversas descobertas de princípios que constituem fundamentos básicos da matemática e da física, como alavanca, polia e parafuso. Sua aplicação da alavanca foi tão bem sucedida “que certa vez jactou-se dêem me um ponto de apoio e posso mover a terra com uma alavanca” (retirado do áudio-livro).
Se com um ponto de apoio seria possível mover a terra, o que um ponto de apoio não pode fazer em outras esferas? E quando digo esferas falo das relações humanas. Da mãe e do pai (ou aquele que cria) que dão suporte ao filho, do professor que apresenta ao aluno as possibilidades de aprender a pensar, do amigo que apresenta na prática conceitos de ética, até de empresas que mesmo vivendo em um mundo extremamente relacionado ao lucro e ao capital tem ações sociais (algumas), ou do governo que tem como obrigação apresentar propostas e estas podem vir a ser esse primeiro ponto de apoio. Pensando na frase de Arquimedes, um ponto para mover o mundo não é algo muito fácil, mas é comprovado que a possibilidade existe, então vamos fazer a nossa parte!

Livro 100 homens que mudaram a história do mundo
(Catalogo da biblioteca da fundação)
O áudiolivro foi gravado nos estúdios da Fundação Dorina Nowill
(que já citei no blog)


Um comentário:

  1. Isso sem contar que ele foi a pessoa que supostamente saiu pelas ruas gritando "eureka" após ter descoberto o que hoje conhecemos como Princípio de Arquimedes.

    ResponderExcluir