terça-feira, 8 de março de 2011

Mulheres...


Terça feira dia 8 de março de 2011, dia Internacional da mulher, final dos desfiles (no sambódramo) pois sabemos que pelo Brasil o carnaval continua. Mas queria fazer minha homenagem, com uma pequena citação de alguns nomes e pontos escrevendo da presença das mulheres no samba e no carnaval brasileiro.

As casas das chamadas de “tias” podem ser consideradas o berço do samba, pontos de encontros de compositores e pioneiros do samba.
Alguns exemplos
: Tia Sadata (onde surgiu o Rancho das Flores), Tia Perciliana (Mãe de João da Baiana), Tia Amélia (mãe de Donga), a casa de Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida) onde surgiu a composição “Pelo Telefone” de Donga e Mauro de Almeida considerado o primeiro samba. Momento curiosidade - A Casa de tia Ciata era tão conhecida que foi retratada em Macunaíma de Mario de Andrade*.
Mulheres anônimas ou ilustres ajudaram a escrever a saga de um dos ritmos mais populares do país. (E obviamente em outras areas no nosso dia-a-dia também).
No livro “A Força Feminina do Samba” (Nilcemar Nogueira neta de Cartola e Dona Zica), traz mais de 60 perfis de tias, baianas, passistas, porta-bandeiras, carnavalescas, intérpretes, compositoras, cozinheiras, aderecistas e damas que fizeram do samba sua arte e ofício.

Dados do Censo Samba Paulistano apresenta que das pessoas que trabalham no carnaval de São Paulo 51,2% são mulheres(G1), na mesma reportagem falam da presença das mulheres nas baterias, e cita a bateria feminina do Águia de Ouro (escola que faço parte já citei alguns trabalhos por aqui), e este ano tive a oportunidade de vir à frente da “Ala das passistas” junto “Drika” (Adriana Miranda).
As mulheres são e estão no carnaval, da presidência aos barracões. A hierarquia existe, mas a responsabilidade independente a essa divisão é a mesma. As Mulheres escreveram e escrevem, ou seria tocaram e ainda tocam as nossas vidas.


Obrigado à todas!!!


DINIZ A (1975) Almanaque do Samba (p.25) Editora J.Z.E

*Mario de Andrade Macunaíma, o herói sem caráter . BH/RJ Liv Garnier, 2004 (p.57-8)

Veja o site AlmanaqueBrasil.com.br – muito mais sobre mulheres no samba


Veja a reportagem no G1 – Mulheres conquistam espaço no Carnaval de São Paulo

NOGUEIRA N A Força Feminina do Samba - Organizado por Nilcemar Nogueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário