quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curso na Escola do MASP

Assim como comentei no ultimo texto, comecei um curso na Escola do MASP de “Formação de Agentes Culturais”*. E por que resolvi escrever sobre isso no blog? Primeiro porque se existe a possibilidade de conversar com mais pessoas sobre assuntos relacionados a educação, me interesso. Segundo porque esse curso poderá ajudar no trabalho com as crianças no Águia de Ouro (Águias do Futuro).

No curso temos um grupo muito interessante, com pessoas que atuam em diferentes frentes. Iniciamos o trabalho com aulas que estão nos trazendo uma ampliação da visão sobre a linguagem teatral e refletindo a sua inserção em espaços culturais. As aulas são ministradas pela Professora “Lelê” (Alessandra Ancona de Faria – Dra Educação pela PUC), que em suas aulas nos propos alguns momentos chamados de “escrita criativa”, na qual colocarmos o que aprendemos em prática através da escrita.
Abaixo coloco minha primeira cena



“De volta as aulas”
A chegada a Escola do Masp, a sala com apenas alguns estudantes, chego e me apresento:
Prazer Rafael, Eles se apresentam também.
O tempo passa, outros participantes do curso chegam e começam a preencher a sala e seus lugares, os olhares que antecedem a apresentação formal.
Iniciamos a apresentação, a cada momento aparece uma história, um caminho e alguns interesses. Após essa primeira apresentação iniciamos as vivências (jogos). Engraçado como algumas situações se repetiram.
O primeiro jogo a percepção do eu, perceber o corpo, iniciar movimentos, parecia a entrada na sala de aula. Depois o jogo era “Entre o palco e a platéia”, começamos a nos perceber.
Pode ser, o lugar para sentar, uma cadeira na lateral, no fundo da sala, próxima ou longe da mesa da professora. E para contar apenas mais uma atividade, fizemos uma parte do objeto, o jogo consistia em compor a cena de acordo com o seu pensamento e vontade naquele momento.
Pode ser, agora começou o curso, componha essa estrutura do seu modo, lá na frente conseguiremos observar pelo menos um pouco, o que nós vamos construir.

Algumas dessas partes durante a construção espero poder escrever por aqui.
Sobre as atividades você pode encontrar mais nos livros de Viola Spolin, e no trabalho de mestrado da Prof. Alessandra Ancona Faria http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-11122008-092315/es.php

Queria agradecer ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), que em parceria com o Banco Votorantim oferece esse curso de capacitação de formação de agentes culturais que me ajudará a instrumentalizar o meu trabalho no G.R.E.S. Águia de Ouro e quem sabe em outras lugares também.
Se quiser saber mais sobre a Escola do MASP acesse http://www.masp.art.br/masp2010/escola_masp.php

3 comentários:

  1. Adorei.
    faria fácil esse curso.
    parabéns a vc que procurou faze-lo :)

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Eu gostaria muito de fazer esse curso, mas fui informada que devo escever uma carta de intenção, gostaria de saber se vc não tem nenhuma dica para mim.
    pois não sei nem por ondee começar.
    um abraço Géssica Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá. Primeiro você tem que mostrar que tipo de trabalho você faz?
    Ex: eu além do meu trabalho com eventos, faço um trabalho voluntário com uma escola de samba (veja http://rafavac.blogspot.com/2010/11/aguias-do-futuro.html )
    Carta de intenção: porque você quer fazer este curso? Além de agregar a sua formação com quem voce vai multiplicar, desenvolver o que aprendeu?
    ajudou? qualquer coisa me escreve de novo por aqui ou no email
    abs

    ResponderExcluir