sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

25 de Supérfluo


Supérfluo, segundo o dicionário Houaiss, o que vai além da necessidade. Em se tratando de 25 de março (rua de grande circulaçao e comércio da cidade de São Paulo), é considerada a maior região comercial da América Latina (Wikipédia), repare na foto ao lado, muita gente, não digo que além do necessário pois é uma época de Natal (data de crescimento no movimento comercial), o que pode ser além da necessidade, é o quanto as pessoas vão comprar na 25. Mas a questão deste texto não é financeira, hoje estive na 25 de março comprando material para eventos, enquanto comprava os materiais me deparei algumas vezes com mães brigando com seus filhos (entre 3 e 7 anos):
- Tira a mão daí!
– Não pega isso!!
- Vou te bater!!!
Não, não vai!
Não vou discutir a lei da palmada, mas gostaria de sanar algumas duvidas. E quem sabe a partir delas criar um diálogo.Quem levou a criança para a 25 de março?Quem entrou em uma loja de brinquedos?Foi a Senhora (ou o Senhor)!
Repare mais uma vez na foto, hoje não estava tão cheio como na foto, mas qual a real necessidade de levar uma criança para uma área como esta??
Não sei se este texto será capaz de chegar as pessoas que já fizeram isso, o comentário vale para mega promoções em shoppings ou outros espaços com muitas pessoas.

Uma sucessão de coisas que vão além da necessidade, nesse momento você pode pensar, mas tem mãe (ou pai) que não tem com quem deixar seu filho, pode ser, mas tenho a certeza que nenhum pai (ou mãe) gosta de arriscar a segurança do seu filho, portanto...

Então para que arriscar?
Como diria o site TINONI (segurança infantil de Lisboa), “existem algumas regras e comportamentos que podem salvaguardar o bem estar das crianças e contribuir para a melhoria das condições de segurança quer em casa, quer nos espaços públicos.
Neste sentido, é essencial que fomente e mantenha um espaço de diálogo e de confiança com as crianças a seu cargo, permitindo-lhe detectar precocemente eventuais problemas e evitar os acidentes.”
Prevenimos quando criamos condições para que os acidentes não ocorram planeamos, quando antecipadamente, fornecemos informação sobre os procedimentos correctos a adoptar em situação de emergência.”
  • · Se for possivel coloque uma pulseira com nome e contato, se ele souber nome da mae e um telefone de contato melhor ainda!
  • · Em espaços de grande circulação tente marcar um ponto de encontro com seu filho.
  • · Ensine que ele pode e deve procurar a policia (bombeiros) em caso de necessidade.


Sobre o assunto segurança você pode saber mais no site citado acima
TINONI -
http://www.tinoni.com/pais-educadores.php?id=2
ou
www.criancasegura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário