terça-feira, 20 de dezembro de 2011

“Eu organizo o movimento. Eu oriento o carnaval”


Águia de Ouro
O título desse texto é uma frase de Caetano Veloso que, como uma premonição, em 2012 orientará o carnaval do Águia de Ouro. A escola trará a Tropicalia, um pouco dessa história e de lembranças desse movimento que sacudiu a musica e a cultura brasileira entre 1967 e 1968. E agora espera sacudir o anhembi.
Inovação é uma palavra que abraça escola e movimento, o que a agremiação sempre tenta trazer para a avenida 
o tropicalismo possibilita com um sincretismo entre vários estilos musicais como, rock, samba entre outros.  
A Tropicalia e o Carnaval estão lado a lado, temas do cotidiano de formas inovadoras e criativas são trazidas para avenida, elaboradas de algumas vezes com tons poéticos e até de criticas sociais.
Nesse ponto preciso abrir um parênteses para falar de Joãozinho Trinta que nos deixou. Nos deixou aulas e aulas de como se fazer Carnaval, sempre polemico, surpreendente, revolucionário. (divagando seu trabalho iniciou nos anos 70.. será que o Tropicalismo teve alguma relação?)
A Tropicália tem como marcos: na musica 
o III Festival de Música Popular da TV Record de 1967 (Caetano e Gil). No teatro, as experiências do Grupo Oficina, ou seja, as montagens d' O Rei da Vela e de Roda Viva. No cinema, acompanhando a radicalização das teses do Cinema Novo, em torno do lançamento de Terra em Transe, de Glauber Rocha. Fatos que são trazidos pelo samba-enredo do Águia de Ouro.

E com este samba, virão para avenida personalidades que fizeram ou se identificam de alguma forma com esta parte da história.  O Águia deve contar (pois depende da agenda dos artistas) com a participação de Caetano Gil,  Ângela Maria, Cauby Peixoto, Maria Gadu, Rita Cadillac, Vanusa, Vanderléia, Toni Tornando, Zezé Mota, Fernando Pires, Zé Celso, Ney Matogrosso, Pepeu Gomes e do cineasta Fernando Meirelles
Só para se ter uma idéia em uma busca simples na internet de TROPICÁLIA a resposta é de 2.040.000 resultados (0,17 segundos), mas não são só numeros, são idéias e ideais que surgem no planeta Carnaval.

E no swing da Pompéia eu vou! Na Tropicália da Paz e do amor.

(Esse texto é sobre o Aguia de Ouro pois é a escola que participo e posso falar um pouco mais, mas o espaço continua aberto para outros textos de outras agremiações é só me escrever, conversamos e público o seu texto)

Quer saber mais sobre o Águia de Ouro
Site - www.aguiadeouro.com.br
Fecebook - http://www.facebook.com/aguiadeouro
Twitter - @aguiadeouro

Se quiser saber mais sobre a Tropicália
http://tropicalia.com.br/
ou texto de debate 
Marcos Napolitano UFP Mariana Martins Villaça USP

Tropicalismo: As Relíquias do Brasil em Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário