quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hotel com concierge infantil



Li sobre este assunto em um grupo que faço parte em uma rede social, e resolvi pensar mais sobre a proposta feita por um hotel de colocar um Concierge da idade das crianças visitantes (entre 8-12 ano) dentro de seu hotel para indicar o que visitar. (publicado no NY Daily)
Como empresa parece (pois a idéia é deles e não minha) que eles querem aproximar-se mais das crianças e assim terem mais visitantes.
Ok! Mas surgiram algumas duvidas:
Primeiro, é um trabalho infantil? Afinal a criança deve cumprir um horário, mesmo a reportagem falando que o trabalho não irá atrapalhar os estudos das crianças.
Segundo, a partir daí podemos pensar em quem supervisionaria essas crianças? E quais os seus direitos e deveres?
Na pagina para inscrição existem dois locais para acessar “termos e condições” (terms and conditions to aply) e um “inscreva-se” (apply now).
Nos termos e condições não aparecem nenhum direito ou dever da criança, estes só irão aparecer na hora da inscrição.  (http://www.legoland.co.uk/Book/Terms--Conditions-new/Junior-Concierge-Competition/)
O que faz parecer que há somente um interesse em atrair crianças que conheçam o produto, sejam inteligentes e possam assim atender as necessidades da empresa.
Na inscrição aparecem outros pontos importantes, como o horário de trabalho (sim o texto da empresa diz “work”) que será de 6 horas divididas em 3 períodos de 2 horas durante o final de semana em que a criança estiver na Legoland. A criança ficara hospedada no hotel (e parque) e terá que cumprir essas 6h dentro desse período em que ela “ganhou” para ficar lá. Ela receberá um treinamento, e será supervisionada por um membro experiente da equipe (e se... a criança resolver ser mais sincera do que a empresa imagina, o que será que vai acontecer?) O pequeno concierge terá uniforme e uma mesa no lobby do hotel, portanto ficará a disposição dos visitantes (ou seja, será um funcionário). A inscrição termina ainda com um aviso de que o pequeno pode ser convidado para participar de outras atividades promocionais, como propagandas ou ser contratado no Legoland Windsor Resort Hotel.
Como uma pessoa que estuda lazer imagino que muito provavelmente essa idéia tenha vindo de um adulto e por conseqüência a montagem desses roteiros também, portanto me parece que a criança será usada como uma imagem para atrair outras crianças, e se for isso discordo da situação, assim como demonstrei em alguns pontos de vista acima.
Quero deixar claro que não sou contra o Lego, nem é uma critica a empresa, gosto muito do produto e por isso estou pensando sobre ESSA proposta, inclusive no ponto de vista das crianças, que a principio parece que ganharam um final de semana no hotel.
(EXTRA – fazendo algumas contas - 16h aproximadamente de duas boas noites de 8h de sono cada – 10h para refeição 1h café da manha 2 almoço 2 jantar – 6 horas trabalhando for a o treinamento – o que sobrar ela pode tentar aproveitar, lembrando que ela irá trabalhar 2 horas na manhã de sábado e 2 na de domingo).
Imagino que esses roteiros tenham sido criados a partir de uma pesquisa sobre o grupo, o que mais uma vez mostra a desnecessidade de ter uma criança trabalhando. Um adulto que entende da área seria uma ponte para essas crianças, um adulto sem nenhuma fantasia, apenas executando seu trabalho de orientador (educador, focalizador). Ter uma criança nesse papel parece o de ter uma fantasia para atrair a criança, o que se afasta do que é o LEGO para mim, um brinquedo que possibilita a liberdade, a criação e a criatividade.
A busca por novidades na área de entretenimento pode cometer alguns deslizes, e é assim que eu vejo.

A matéria traz uma enquête se você pensa se é certo colocar crianças para “trabalhar” (o jornal usa aspas, a empresa nos termos não)
respondi que considero um trabalho e fiz parte de um grupo de 26% , porém 69% não acham trabalho e 5% não tem certeza. Será que eles leram como seria esse trabalho??

Quem postou o texto no rede social foi Sut-Mie Guibert - "viajando com pimpolhos"


@legolandwindsor 
       Legoland LLFinfo@LEGOLAND.com

2 comentários:

  1. Quando postei isso no grupo foi por indignação e espanto! Nem imaginei que uma ideia dessas pudesse acontecer com a Lego e em Londres! (2 lugares impensáveis disso acontecer!). Porém, a ideia surgiu. O NY Daily reagiu e outros jornais tb. Mas como vc mesmo disse, vc fez parte dos 26% que acharam que isso era um trabalho. Os outros por ser no Parque e pela criança ficar hospedada no hotel, que deve ser muito legal, claro, acham que isso está mais para diversão de alguma forma. Poder se divertir "de graça". E quando a "graça" passar?! A criança pode largar tudo? Tem o direito de fazer isso?
    Mas engraçado, pois, assim como a questão de cobrar pelas crianças na 1a classe de certas companhia aéreas deu barulho, achei que este assunto tb fosse levantar questões, mas postei no twitter e FB e ninguém reagiu, só vc!! Das duas uma: ou as pessoas são da opinião que está mais para diversão, ou não entenderam o que estava acontecendo, a verdadeira questão.
    Eu, pessoalmente, fiquei muito indignada com a questão. Filha minha não faria nunca parte dessa equipe, mesmo se é Parque de Diversões. Para mim, isso tudo está caracterizado como um verdadeiro trabalho. Mas estou pensando aqui: como são regidos os trabalhos desses atores e modelos mirins? Enfim, independente disso, acho perigoso esse tipo de trabalho, ainda mais para "ajudar" (leia-se atrair) outras crianças. O intuito não é fazer todo mundo se divertir mais e melhor, mas certamente ganhar mais dinheiro e não penso que são as crianças que são as maiores beneficiadas com isso!
    Muito bacana vc ter feito este post!
    Bjs
    @viagempimpolhos

    ResponderExcluir
  2. é bem estranho.. creio que para algumas pessoas o fato do texto estar em ingles fez com que aquela leitura rápida (feita na internet) possa ter impedido maiores comentarios.. depois acho que algumas pessoas por conhecer a marca logo associaram há alguma coisa boa, inclusive conversei muito com minha namorada antes de publicar.. eu ia ate mandar um email para a Lego antes mas ao ver os documentos na internet eles me serviram como base. (e para ela também que estava fazendo um papel de advogado de defesa, uma estrategia muito boa para ver se o dialogo rende e assim merece um post)
    Eu que agradeço a noticia.. vamos ver se o pessoal da area de turismo e lazer que eu conheço comenta alguma coisa... abraços @rafavac

    ResponderExcluir