sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Se apropriando do espaço para brincar


Durante essa minha estadia em Araraquara tentei visitar alguns pontos da cidade que há algum tempo não visitava, e durante esses passeios meu primo em uma noite foi me mostrar como estava o Gigantão (ginásio da cidade) e a parte da frente da arena (campo de futebol) em frente a prefeitura construiu uma área de lazer para a população.
Não entrarei no mérito de como foi feita esta construção e se ela é suficiente para a cidade, o que eu quero contar é como uma criança se apropria do espaço. Essa minha primeira visita foi feita a noite, Mais uma vez na companhia de uma criança (vou chamar de Cacá), a principio eu apenas visualizaria o espaço, mas a criança pediu para ver a pista de skate.
Vamos lá, primeiro tem um monte de criança (meninos e meninas) que adoram skate, mas nem sempre aprendem a andar, algumas vezes porque não foram persistentes o suficiente para aprender (como eu, mas ainda estou tentando), ou porque pode haver um limite de aprendizado. Cacá desceu para ver a pista, e começou a correr na pista como se estivesse de skate, deixar a criança brincar e usar a imaginação é importantíssimo(mais do mesmo), mas em poucos segundos, parou e visualizou um escorregador...
Sim! A pista de skate, naquele momento se tornou um escorregador diferente...
Um brinquedo novo para ele explorar.

PS escute o som do vídeo, olha que divertido enquanto a criança brinca os adultos pensam, eu em gravar e escrever o texto para o blog, a irmã do Cacá em devolve-lo sujo ou machucado para a mãe (o brincar também pode trazer algum risco) e o dono do carro também pensou: "vou tirar sua bermuda na hora de entrar no carro..."
O que me faz lembrar que para sair com criança você deve estar sempre preparado!
Cada programa requer diversos pontos de atenção, mas esse fica para outro texto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário