quarta-feira, 2 de maio de 2012

Augusto de Franco e Paul Baran na sala de aula

Os nomes podem trazer um ar de complexidade para um texto que espero seja simples mas informativo.
Estudar redes sociais tem sido uma constante, por diversas razões uma delas tentarei explicar abaixo. Em sua palestra no TEDxSP Augusto de franco nos traz diversas idéias entre elas gostaria de compartilhar essa mas com alguns pensamentos que coloco a disposição para comentarios e composiçoões.
Durante sua apresentação Augusto nos traz  Paul Baran para falar de uma parte de seus estudos sobre redes sociais e o nomeia como “vital”.
Perguntaram ao Paul Baran: como nossas estações de comunicação, radio, transmissao, deveriam se organizar para sobreviver a uma catastrofe nuclear? (na epóca uma pergunta importante) Qual a maneira mais segura? A maneira mais sustentavel?
E Paul Baran disse: Existem só tres maneiras: Centralizada, Descentralizada e Distribuída.

E esse é um slide importante para quem quer conhecer o que é rede. E pensando sobre educação esses dias*, essa imagem me voltou a cabeça e explico porquê.
O padrão centralizado todos os nodos são ligados há um centro e se você detona o centro, desconecta todos os nodós.
Um professor que centraliza o conhecimento, que pensa educação como uma via única hierárquica, (Paulo Freire que me desculpe, mas ainda existe) que pretenda tranferir conhecimento, (isso não é educar!) muito provavelmente será detonado e não terá a atenção de seus alunos, deve ser por isso que era considerado o pior(do ponto de vista da pergunta feita ao Paul Baran, mas penso que nesse exemplo que descrevi também).
Padrão Descentralizado, vamos perceber ao ver o diagrama que ele não deixa de ter um centro mas tem varios centros (multicentralizado), são varios centros conectados entre sí, se você detonar um centro sobra os outros.  Segundo Augusto, assim são as maiorias de nossas organizações, me lembram aqueles "grupinhos" nas salas de aula, pequenos grupos interligados que são mediados (ou se voltam de forma hierárquica) por um professor**.  E na sala de aula se você visualizar se você “detona” (tira, afasta) um grupo você consegue seguir em frente suas aulas com dificuldades mas segue, ou sabemos trabalhamos com pessoas diferentes e o apresentado para um, pode não ser absorvido pelo outro. Fora as diferenças entre esses grupos que podem trazer transtornos diários aos professores.
Distribuido onde os contatos são possiveis de diversas maneiras, (nesse momento você pode pensar, utopia querer que os alunos dialoguem entre eles). Aqui o ponto é como podemos apresentar nossas aulas e nossas matérias. Reparem que o diagrama tem os pontos no mesmo lugar o que varia são as formas de ligações, com as mesmas pessoas podemos ter tres organizações diferentes,  o que temos de conteúdo a passar a maioria de nós sabemos muito bem e das dificuldades também,  mas a dificuldade maior como diz Augusto está no fato em que entender pode ser fácil mas aceitar é dificil, pois fomos educados para o que esta dentro de nossas cabeças como determinante entao nos colocamos a fazer a cabeça (de diversas formas) vamos salvar o planeta, paz, vamos cooperar, tentando depositar conhecimento na cabeça dos outros para mudar. Mas o FATO é que com as mesmas pessoas podemos ter comportamentos diferentes entao apresentei os padrões de Paul Baran para alertar sobre essas possibilidades. As mudanças ocorrem todos os dias cabe a nós pensar como passar por essas mudanças.


*publicado twitter
As grandes instituições estão sendo desfeitas portanto repensar a escola com raízes industriais é um fato!** tem cara de departamentos de empresas, mas veja o video

Veja o video - TEDxSP Augusto de Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário