sexta-feira, 15 de junho de 2012

Uma idéia para Parques (Público e Privado)



Não pretendia escrever muito, a imagem já diz muito. A foto e o vídeo falam por si!
Isto é um brinquedo muito comum em parquinhos, públicos ou privados, o chamado balanço.
Você lembra, ou viu um balanço feito de pneu, amarrado por uma corda em uma arvore? (Já tive o prazer de montar um durante uma ação voluntária em um projeto chamado "recreio nas férias" no bairro do limão em SP) Essa é uma adaptação do brinquedo e está é uma outra adaptação do mesmo brinquedo, que não limita a participação só a cadeirantes (veja vídeo). 

No título coloco o público e o privado entre parenteses, pois considero que para execução de um espaço como esse é necessário pensar em lazer e políticas públicas efetivas, afinal não basta ter uma Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude se essa não for atuante. 
"O significado clássico e moderno de política é derivado de polis (politikós), pertinente à cidade, por extensão ao urbano, cívil, público, sociável e social. (Bobbio et al., 1999*).
Nada mais pertinente à cidade do que pensar na possibilidade de lazer para todos, a extensão ao urbano. Surgiro pararmos para pensar em uma visão mais ampla de espaços como estes, permitindo acessibilidade a todos os individuos de uma sociedade, mesmo aqueles que não conhecemos, independentemente de sua idade, afinal para uma há uma adaptação. Continuamos na busca de um direito cívil, público, sociável, social, humano que é o lazer.


 - Citado por Bramante - Gomes 2004 - Dicionário Crítico do lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário