quinta-feira, 26 de julho de 2012

Após a olimpíada, que venha Londres 2012


Ficou com duvida do título do texto, então eu explico: olimpíada não corresponde só aos Jogos Olímpicos, mas também ao intervalo entre cada uma das edições*.  Acredito que nem preciso falar sobre a origem dos Jogos, que eram celebrados em Olimpia (base do Monte Olimpo) na Grécia, ou do inicio dos Jogos da Era Moderna com Pierre Freddy “o Barão de Coubertin”.
Londres 2012 muito provavelmente nos trará mais histórias, muito esporte e quebras de barreiras. Por falar em barreira, a barreira que eu gostaria que fosse quebrada é a da “fronteira olímpica” (momento utópico! Mas porque não?), que alguns preceitos (a chamada Carta Olimpica) funcionassem além do período de Jogos (OLIMPÍADA).
 Farei um breve resumo de alguns pontos dessa carta que poderiam servir para pensar a educação, a política, a história... (muitas possibilidades)
Incentivo e apoio a ética, bem como a educação e a juventude.
Colocar o desporto ao serviço da humanidade (educar).
Agir sempre contra qualquer forma de discriminação, somos todos iguais.
Se opor a qualquer abuso político (e comercial – nesse caso a interesses econômicos que algumas vezes vem antes dos humanos).
Preocupar se com questões ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável.
Pensar em legados (dificil mas deveria valer para qualquer governo).
Incentivar e apoiar a educação (na carta misturar esporte com cultura e educação), através das mais diversas possibilidades existentes.

*informação retirada de um folheto do Comitê Olímpico Brasileiro  

Para quem não conhece a carta (link Comite Olimpico Internacional COI – em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário