sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ESQUADRILHA DA RISADA (Que semana!)



Uma semana fantástica, iniciando com uma visita a exposição do impressionismo (se não viu ainda, vale a pena), depois encontros no “Festival de Ideias” e durante esses encontros eu tive a chance de conhecer a Esquadrilha da Risada. Sim, ela faz referencia a famosa esquadrilha da fumaça (como diria seu fundador: estamos falando da esquadrilha da fumaça licita). No dia 27 de março (dia do circo e meu aniversário) de 2007 Mauro Pires resolveu criar “um meio de desestressar os passageiros e fazer com que a espera dos voos fosse mais agradável. Estudando o palhaço há alguns anos e baseado em algumas teorias de que o riso ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, enxerguei a necessidade de fazer o tempo de espera nos aeroportos parecer mais curto e agradável. Assim nasceu a Esquadrilha da Risada – trupe de palhaços que, inspirada nos trabalhos realizados em hospitais, utiliza o método da “risoterapia” para tranqüilizar e divertir os passageiros e demais usuários dos aeroportos"
(já falei sobre o riso no blog - entre aspas palavras retiradas da fan page no facebook).
E define seu trabalho como “levar a cultura do palhaço brasileiro assim promovendo o bem-estar e entretenimento dos usuários do aeroporto, o que torna a viagem mais prazerosa – do início ao fim.
Levemente maquiados (evitando esconder o rosto) e com figurino de aviadores antigos (macacão, gorro, cachecol, óculos e sapatões), fazemos intervenções livres em aeroportos nos horários de maior movimento, usando permissão, delicadeza, brincadeiras, tudo isso com uma boa dose de humor.
Tive a ótima oportunidade de conversar sobre este projeto e principalmente sobre os sujeitos que a constituem. Durante nosso papo soube que Mauro na época trabalhava no aeroporto (obviamente em um lugar estressante) e  resolveu pensar no que fazer e em como fazer. O palhaço não estava ali naquele momento por uma questão econômica, mas como o palhaço não vivia em seu bolso, mas no seu coração, ele só precisava de uma oportunidade para voltar a tona.

 Preciso fazer alguns comentários: não é só de amor que vive o projeto, ele não é uma pessoa engraçada que pintou o rosto e colocou um nariz, é alguém que estuda e busca realizar o seu trabalho da melhor maneira possível, e com esse seu trabalho (profissionalismo se é que posso dizer assim) tentando melhorar um pouco a vida das pessoas que passam pelo aeroporto. Você já pensou quanto tempo uma pessoa fica no aeroporto? Não falo dos atrasos de voos, falo de um voo internacional que você tem que chegar duas horas antes e por viver em uma grande cidade você chega antes e fica quem sabe três horas antes de voar. O projeto desde 2007 é bancado pelo própria Esquadrilha da Risada, alguns passos foram dados, mas ainda faltam muitos (e eles virão!)
Os semelhantes se atraem, não estou me comparando a eles, pois a ideia, a batalha dele com o projeto, é fantástica, mas o projeto começou no mesmo dia em que eu faço aniversário. Mauro vem do trabalho com recreação e as coisas que eu descrevi sobre o seu trabalho são ótimos exemplos de trabalho (coisa que o blog tenta fazer sempre que possivel) estudar, organizar o seu trabalho para melhor executá-lo.

Para finalizar ESQUADRILHA DA RISADA o que tenho para dizer a vocês é que:
A pista está liberada! Um ótimo voo (nas mentes das pessoas que vocês já fizeram um dia melhor e principalmente naquelas que ainda estão por vir, por que este voo terá muitos pés e sapatos de palhaço no chão, que todos os Santos Dumont iluminem suas ideias e seus caminhos)




3 comentários:

  1. Rafa Vac, que que honra conhecer você.
    É verdade os loucos e atraem KKK.
    Vamos sim começar uma longa jornada e quero que você esteja com nós para poder fazer aquele mestrado que você tanto quer.
    Adorei o texto parabéns!!!
    Abraços
    Mauro Pires Neto (Piloto Catarino).

    ResponderExcluir
  2. Rafa. Como pai do Mauro, e tb do seu xará que apresentou a idéia da VILA EM PÉ, quero deixar aqui o meu testemunho e agradecimento ao excelente comentário que vc fez a respeito do trabalho da Esquadrilha da Risada. Voce conseguiu de uma maneira sincera e aprofundada entender e divulgar o sonho do Mauro/ Catarino. Deus queira que outras pessoas sigam o seu exemplo para como diz meu filho citando Raul Seixas " o sonho que se sonha só é apenas um sonho, a que se sonha junto, se transforma em realidade"Obrigado. José Mauro Pires.

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço a chance de poder conhecer e conversar com vocês, vamos lá .. quero muito ver o sou seu vizinho (vila em pé) e a EsQUADRILHA cada vez mais em ação e quem sabe lá na frente poder contar outra história por aqui..
    abração..

    ResponderExcluir