terça-feira, 18 de setembro de 2012

Adolescência é tempo de aprender

Ontem vi esse video “Você responde: Como você era na adolescência?”no Blog do TED e gostei muito e gostaria de compartilhar com vocês algumas idéias apresentadas por Sarah-Jayne Blakemore. Ela atua em pesquisas sobre o cérebro e seu desenvolvimento. O video esta em inglês, porém coloco abaixo quase uma transcrição do que esta sendo dito. E claro se você perceber que falta algo é só comentar, farei outros texto comentando algumas partes dele mas acho que o texto já estava um pouco longo.

Você responde: Como você era na adolescência?

Há 15 anos era amplamente assumido que o desenvolvimento majoritário do cérebro ocorria primeiros anos de vida, mas há 15 anos atrás não tínhamos a capacidade de olhar para dentro do cérebro humano e ter uma pista do desenvolvimento ao longo da vida. Na década passada, principalmente devido aos últimos avanços na tecnologia de imagens do cérebro, como a imagem da ressonância magnética (IRM em inglês- MRI – magnetic resonance imaging). Neurocientistas começaram a olhar dentro a vida do cérebro humano em todas as idades e acompanhar mudanças em suas estruturas e funções, usando IRM para quem gosta de imagens instantâneas, uma fotografia, de alta resolução de dentro de um cérebro humano vivo, e hoje nos podemos perguntar coisas como essas.
Qual a quantidade de matéria cinzenta no cérebro? E como isso muda com a idade?
E também uso funcional MRI, chamado “fMRI” para ter um vídeo um filme da atividade cerebral, quando os participantes estão participando de algum tipo de tarefa, como pensar, sentir ou perceber algo.
Muitos laboratórios estão envolvidos nesse tipo de pesquisa e nos agora uma rica realidade e uma imagem detalhada do como se desenvolve a vida no cérebro humano, e essa imagem mudou radicalmente o modo como pensamos sobre o desenvolvimento do cérebro humano, revelando que não é todo o desenvolvimento na primeira infância o cérebro continua a se desenvolver na adolescência aos 20 e aos 30. Mas a adolescência é definida como um período da vida que começam com o biológico, hormonal, e mudanças físicas da puberdade e termina na idade em que individuo atinge situação estável e independente na sociedade  (risadas isso pode demorar um longo tempo)
Uma das régios do cérebro que muda drasticamente durante a adolescência é chamada de córtex pré-frontal. Esse é um modelo do cérebro humano e esse é o córtex pré-frontal aqui na frente, essa é uma área interessante do cérebro pois é proporcionalmente maior em humanosque em qualquer outra espécie e isso envolve uma gama de altos leveis de funções cognitivas coisas como “tomadas de decisões” “planejamento” planejar o que você fará amanhã, na próxima semana ou ano. “inibições” comportamento inapropriado, você se para você mesmo dizendo algo rude ou fazendo algo realmente estúpido E isso envolve uma interação social entender outras pessoas e auto consciência. Estudos de MRI procuram o desenvolvimento dessa região que mostram que ela sofre um dramático desenvolvimento durante o período da adolescência Se você olhar o volume de massa cinza por exemplo, o volume de massa cinzenta durante as idades até 22 anos aumentando durante a infância, que é o que você pode ver nesse gráfico. Com pico na pré adolescência, o arco indica pico no volume de massa cinzenta no córtex pré-frontal. Você pode ver que o pico ocorre alguns anos depois no garoto em relação as garotas, isso provavelmente porque os garotos entram na puberdadeum pouco depois que as garotas em média, e durante a adolescência há um declínio significante no volume de massa cinzenta no córtex pré-frontal. O que agora pode soar ruim, na realidade é realmente importante no processo de desenvolvimento, porque a massa cinzenta contem células corpos celulares e conecções entre esses corpos celulares as sinapses e esse declínio de massa cinzenta corresponde há uma poda sináptica, a eliminação de sinapses indesejadas. Esse é um processo realmente importante. É a parte dependente no  ambiente animal ou humano que estamos inseridos, e as sinapses que são usadas são fortalecidas e as que não são usadas nesse ambiente são podadas. Voce pode pensar como uma poda de rosas. VocÊ poda ramos mais fracos que o restante para que ramos mais importantes possam crescer mais fortes, esse processo  afina efetivamente o tecido cerebral de acordo com as especificidades(para espécies) do ambiente, acontece no córtex pré frontal e em outras regioes do cérebro no período de adolescência. A segunda linha pesquisa que nos usamos para acompanhar (ter pistas) as mudanças no cerebro adolescente usando fMRI (função imagem da ressonancia magnética) para olhar as mudanças nas atividades do cérebro através das idades. Vou dar um exemplo do meu laboratório, no meu lab estamos interessados o cérebro social, a rede de regiões cerebrais que nos usamos para entender outras pessoas e interagir com outra pessoa, Eu gostaria de mostrar uma fotografia de um jogo de futebol, para ilustrar dois aspectos de como seu cérebro social trabalha (funciona). Isso é um jogo de futebol, Michael Owen acaba de perder um gol, e deitado no chão, e o primeiro aspecto do “cérebro social”, essa imagem é boa para ilustrar o quanto automática e instintiva das respostas sociais da emoção, em poucos segundos  Owen perde o gol, todos fazem o mesmo gesto com seus braços (mão na cabeça) e a mesma cara, que M Owen que escorrega pelo gramado, fazendo a mesma coisacom seus braços, e presumivelmente similar expressões faciais, os únicos que não fazem são os rapazes de amarelo (risadas) penso que eles estão do lado errado do estádio e estão tendo outra resposta de emoção socialque nós reconhecemos instantaneamente como um segundo aspecto  do cérebro social que essa imagem ilustra muito bem, O quanto bons nos somos para ler outros comportamentos humanos, seus atos, seus gestos, suas expressões faciais, em termos de suas emoções e estados mentais subjacentes. Você não precisa perguntar para nenhum deles para ter uma boa ideia do que eles estão sentindo e pensando naquele exato momento. ë nisso que estamos interessados em procurar no meu laboratório, lá nos trazemos adolescentes e adultos pra o laboratório para fazer um escâner cerebral, nos damos alguns tipos de tarefas que envolva pensar sobre outra pessoa, suas mentes, seus estados mentais, suas emoções, e uma das constatações que nos encontramos diversas vezes, assim como em outros laboratórios pelo mundo, é a parte do córtex pré-frointal chamada córtex pré-frontal (médio) medial, o qual é mostrado em azul no slide esta no meio do córtex pré-frontal, na linha do meio da sua cabeça. Essa região é mais ativa nos adolescentes quando eles tomam essas decisões sociais e pensam sobre outras pessoas, quando são adultos, essas são na verdade meta-analises de nove diferente estudos nessa área em laboratórios pelo mundo, e eles mostram a mesma coisa, a atividade no córtex pré-frontal médio diminui durante o período de adolescência. SE nós pensarmos que isso ocorre porque adolescentes e adultos utilizam uma abordagem mental diferente, uma diferentes estratégias cognitivas, para tomar decisões sociais, é um modo de olhar para o que são estudos comportamentais pelo qual trazemos pessoas para o laboratóri e damos alguns tipos de tarefas, vou dar outro exemplo de tarefas que usamos no laboratório. Imaginem que vocês estão participando de um de nossos experimentos. Voce vem ao laboratório, você vê essa tarefa computadorizada, nessa tarefa você vê um conjunto de prateleiras. VocÊ vê os objetos nessas prateleiras e você percebe que existe um rapaz parado atrás da prateleira,  e que alguns objetos não podem ser vistos por ele. Estão exclusos do ponto de vista do diretor, com um tipo de peça cinza de madeira. Essa é a mesma imagem das prateleiras do ponto de vista do diretor note que ele pode ver apenas alguns objetos, considerando que tem muitos objetos que mais você pode ver? Agora sua tarefa é mover os objetos. e o diretor continua parado atrás das prateleiras, ele ira solicitar que você mova os objetos, lembre-se ele não irá pedir para mover objetos que ele não pode ver. Essa introdução é realmente interessante  condição considerando um possível conflito entre a sua perspectiva e a perspectiva dele. Imagine que ele peça para mover o “caminhão mais alto do lado esquerdo”. Existem três caminhões e você vai instintivamente no caminhão branco, porque ele é o caminhão mais alto  da sua perspectiva, mas você tem que lembrar que ele não pode ver aquele caminhão então significa que você deveria mover o caminhão azul, esse o caminhão mais alto na perpectiva dele. Agora acredite ou não, adultos inteligentes, normais, saudáveis como você cometem esse erro 50% das vezes nesse tipo de julgamento. Eles movem o caminhão branco em vez do caminhão azul. Se damos esse tipo de tarefa para adolescentes e adultos, com condições de controle no qual não tem o diretor ao Ives disso nós só passamos as regras as pessoas. Dizemos a elas, ok, nos vamos fazer a mesma coisa mas dessa vez sem o diretor. Ao invés disso você vai ignorar os objetos com fundo cinza você verá que estão nas mesmas condições, apenas que a não presença do diretor ele só tem que lembrar para aplicar esta regra um tanto arbitrária, enquanto que na condição de diretor ele tem que levar em conta a perspectiva do diretor para guiar seu comportamento em curso. Ok, por  enquanto apenas as porcentagens de erros em um grande estudo e, desenvolvimento que fizemos,  isso é um estudo variando de sete a idade adulta, e o que você verá nessas percentagens de erro em um grupo de adultos na mesmas condições, o cinza são as condições (ponto de vista) do diretor, e sua visão que nossos adultos estão cometendo erros por volta dos 50% das vezes, enquanto que cometem erros muito menos erros quando não há a presença do diretor, quando eles só tem que lembrar que a regra ignora o fundo cinza. Desenvolvimento mental tem duas condições de desenvolvimento do mesmo modo entre final da infância e o meio da adolescência, existe uma melhora, em outras palavras uma redução nos erros nos dois testes, em ambas condições. Mas quando você compara os últimos dois grupos, o meio da adolescência e o grupo adulto as coisas se tornam realmente interessantes porque nele está um não continuo melhora na condição sem diretor (no-director). Em outras palavras, tudo que você precisa fazer de modo lembrar a regra e aplicar parece estar totalmente desenvolvido no meio da adolescência, enquanto opostamente se você olhar as ultimas barras cinza, ainda há um aumento significativo na condição(visão) do diretor entre o meio da adolescência e vida adulta, parece, que  isto significa que a capacidade de levar em conta a perspectiva de alguém a fim de guiar o nosso  comportamento, com algo, alias, é o que nos fazemos todo dia, todo tempoe permanece desenvolvendo-se do meio para o final da adolescência. Se você tem um filho ou uma filha adolescente e algumas vezes pensa que eles tem dificuldades em ver a perspectiva do outro Você esta certo! E Esse é o porquê. Nós alguma vezes rimos dos adolescentes Eles são imitados (parodiados), as vezes até demonizados pela mídia pelo seu comportamento típico adolescente. Eles se arriscam, são temperamentais e Sào muito auto-concientes.  Eu tenho uma piada de uma amiga minha que conta que a coisa que ele mais notou sobre suas filhas adolescentes antes e depois da puberdade foi o nível de de vergonha na frente dele. Ele disse que “antes da puberdade se minhas filhas estivessem bagunçando em uma loja Eu diria ei parem de bagunçar e eu canto sua musica preferida”e instantaneamente elas parariam e ele cantaria . Depois da puberdade isso virou ameaça . A ideia do pai cantando em público era suficiente para que elas se comportassem. As pessoas frequentemente perguntam Se a adolescência é um fenômeno recente? É alguma coisa que e=inventamos recentemente no ocidente? E na verdade, a resposta é provavelmente não! Existem muitas descrições de adolescentes na história que parecem muito similares com a descrição que usamos hoje Existe uma frase famosa de Shakespeare do “conto do inverno”: em que ele descreve adolescência assim ‘Eu desejaria que não houvesse idade entre dez e trinta e dois, ou que a juventude dormisse pelo período, pois não há nada no meio desse período a não ser pegar prostitutas grávidas, ofender anciões (velhos), roubar e brigar”.
Ele então diz “dito isso alguém alem desses cérebros fervidos de dezenove e vinte e dois anos sairia para caçar com esse tempo”
Há quase 400 anos Shakespeare retratava adolecentes em uma ótica similar a que temos hoje, mas hoje nós tentamos entender o comportamento deles e as mudanças subjacentes que estão acontecendo no seu cérebro. Por exemplo, correr riscos. Nos sabemos que adolescentes tem a tendência de correr riscos, eles tem. Eles correm mais riscos que crianças e adultos, estão particularmente mais propensos a correr riscos quando estão com seus amigos. É um importante passo para se tornar independente dos seus pais e impressionar seus amigos na adolescência, E agora tentamos entender em termos de desenvolvimento da parte do cérebro chamada sistema límbico, eu vou mostrar pra vocês o sistema límbico em vermelho no eslide atrás de mim, e também nesse cérebro. O sistema límbico esta bem aqui dentro (deep profundo) do cérebro e esta envolvido em coisas como os processamento das emoções e das recompensas. Ele te da o sentimento de recompensa, de fazer coisas divertidas, incluindo correr riscos. Ele te da o pontapé inicial para correr riscos. Essa região, a região do sistema límbico, foi encontrada e são hipersensíveis a recompensas (gratificações) ao sentimento de tomada de risco na adolescência comparada aos adultos, e ao mesmo tempo, o córtex pré-frontal que você pode ver em azul aqui no slide, é o que nos para ao riscos excessivos ainda tem muito que se desenvolver nos adolescentes. As pesquisas sobre cérebro mostram que o cérebro adolescente sofre realmente uma evolução profunda e isso tem uma implicação (importância) para educação, para reabilitação e para intervenção. O ambiente, incluindo o ensino, podem dar forma (moldar) o cérebro em desenvolvimento do adolescente, e ainda é relativamente pouco o tempo que estamos educando nossos adolescentes no ocidente. Todos os meu quatro avós, por exemplo, deixaram a escola no começo da adolescência, Eles não tiveram escolha e esse ainda é o caso de muitos e muitos adolescentes mundo afora. 40% dos adolescentes não tem acesso ao ensino secundário E ainda é um período de vida em que o cérebro esta particularmente adaptável e maleável. É uma fantástica oportunidade para aprendizagem e criatividade. então o que é visto às vezes como o problema elevado a tomadas de riscos, controle pobre do impulso, a auto-consciência, - não devem ser estigmatizadas.
Isso realmente reflete mudanças no cérebro que proporcionam e são uma excelente oportunidade para a educação e desenvolvimento social (obrigado)


Original BLOG TED  http://blog.ted.com/2012/09/17/you-answer-what-were-you-like-as-a-teenager/ 

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