quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Novas disciplinas na escola

Essa frase no twitter da Andrea Ramal já seria suficiente para desenvolver um texto mas como estamos em uma rede de microblog onde podemos interagir, lembrei uma postagem que tinha tinha feito há um tempo atrás e respondi:
O dialogo continuou

Em noticia vinculada hoje em alguns jornais e sites, o ensino fundamental terá as disciplinas de cidadania moral e ética. O Projeto de Lei do Senado, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB/PR), com a justificativa que  "a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso país e do mundo". Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação, criticou a medida e o excesso de disciplinas já constantes do currículo da educação básica. "Que horas que os alunos vão conseguir aprender aquilo que é essencial?”, e considera "desnecessária" mais uma disciplina, destacando que o conteúdo deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas. "Não se pode separar ética, ela tem que estar presente em todos os conteúdos. Como tema transversal é perfeito. Cidadania é ética, e isso a gente vivencia", completou (fonte Terra). A senadora  Lídice da Mata (PSB-BA) corrobora com esses pensamentos. 

Concordo com o fato de que a escola tenha que se aprimorar em algumas questões, mas assim como descrevi em meu post no microblog não vejo que isso se resolva com a “criação de novas disciplinas”, inclusive pois isso me lembrou uma disciplina que se chamava Educação Moral e Cívica (EMC), que alguns de vocês podem lembrar, portanto nada de “criação” nem de “novo”. Entendo também que isso possa ser trabalhado de forma “transversal” (interligando com outras disciplinas, acredito que possa citar como exemplo a questão dos transgênicos e questões éticas), como diz Priscila Cruz.
O desafio está em entrar em uma sociedade e uma escola que, assim como esse texto, dialoga com o outro (com os outros) e quem sabe assim possa incentivar a busca por um conhecimento.
E não posso escrever algo sobre ética sem citar Clovis de Barros Filho que em uma de suas vídeo aulas (Princípios Gestão Pública) traz diversos pontos a serem pensados e que estão me colocando para pensar. Por exemplo uma questão que ele deu o nome de “ética estrábica”(ética como um valor ao lado de outros “valores”) que existe no mundo corporativo. Preparar para a vida é, entre outras coisas, preparar os alunos para trabalhar, mas temos que estar atentos com esse “foco no resultado”, buscar disciplinas, conteúdos ou formações como instrumentalização, o chamado principio da eficiência, pode parecer interessante, continuando na busca por acumular meios e com uma capacidade cada vez menor de refletir. (Clovis citando Heidegger)
Taí quem sabe se algum aluno chegar ao Clovis e/ou Heidegger as aulas possam valer a pena!




Noticia das disciplinas no Terra e no www12.senado.gov.br/noticias 
Aulas do Professor Clovis de Barros (@clovisdebarros) no 
http://espacoetica.com.br/
E tenho que agradecer meu professor de colegial (Colégio EE PROFª ZULEIKA DE BARROS) que fora da matéria me incentivou a ler
O que é ÉTICA? - Coleção Primeiros passos
(acho que um dos primeiros que comprei com meu dinheiro)

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