quarta-feira, 6 de março de 2013

Paciência!!

O nome do local parece até um trocadilho com a questão de adolescentes consumirem cerveja durante o período de intervalo escolar.
A noticia veiculada no site EXTRA (globo.com) traz questões financeiras sobre o processo de admissão de inspetores ou seguranças, o que poderia ser a causa dessa situação.
Uma frase me chamou a atenção, o autor do texto Wilson Mendes (imagino que de forma educada) descreve como algo que não combina com a escola.
Na hora me lembrei de uma questão que é abordada em alguns casos de estudo do lazer. Como Assim???
O intervalo da escola é um momento de lazer e recreação? Ele pode escolher o que quer fazer?
Ele é um tempo para descanso, e quem sabe outras práticas, porém ele ainda está dentro de um tempo que está pautado em regras... (uma obrigação social)
Momento lembrança sobre teoria do Lazer (mas que pode servir para outros pontos), existem autores que dizem que o tempo do chamado "recreio" não é um tempo lazer, pois existem regras e horarios a serem seguidos. Na prática você tem um tempo disponivel no trabalho (entre uma reunião e outra ou entre uma aula e outra), você desce e toma uma cerveja, pois está um dia lindo, o sol brilhando.
NÃO!!
Crianças, adolescentes e adultos até para brincar existem regras e limites...
Além da questão dos responsáveis por vigiar os adolescentes, me pergunto, o que eles realmente estão aprendendo? E se estão aprendendo, conseguem colocar em prática?


http://extra.globo.com/noticias/rio/ciep-sem-funcionarios-alunos-tomam-cerveja-fumam-dentro-de-escola-da-zona-oeste-do-rio-7742887.html

MARCELLINO (2002) – Estudos do lazer: uma introdução Campinas 3 edição Autores Associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário