segunda-feira, 31 de março de 2014

Não é um ponto de onibus! É Arte..

Você pode ter visto essa foto na internet ou no facebook, como sendo pontos de ônibus em Montreal. Achei interessante, pensei em publicar e resolvi olhar na rede para ver do que se tratava e quando surgiu. Com dois ou três sites pude descobrir que é uma instalação artística.  "21 Balançoires" (21 Swingers ou 21 Balanços) foi criado por Mouna Andraos e Melissa Mongiat para atentar para Cooperação. Segundo o site dailytouslesjours é "um instrumento coletivo gigante, um jogo onde, juntos, podemos alcançar coisas melhores do que separadamente. 
Quando em movimento, a cada balanço da série desencadeia diferentes notas e, quando usados ​​em conjunto, as oscilações de compor uma peça musical em que certas melodias surgem somente através da cooperação. 
Cooperação surge quando o comportamento de cada indivíduo depende das decisões do resto do grupo: é um jogo onde, desde o início, você precisa ajustar-se às ações dos outros. 
O resultado é um instrumento coletivo gigante, que estimula a posse do novo espaço, que reúne pessoas de todas as idades e origens, e a criação de um lugar para jogar e sair no meio do centro da cidade".

Não vou deixar o texto muito longo, mas farei algumas ressalvas: primeiro para atentar que compartilhando tudo que divulgam na rede você pode estar cooperando para difundir algo que nem sempre é real (neste caso especificamente não vejo como um problema, mas poderia ser). O título do texto foi só para chamar a atenção, não pretendia dizer eu estou certo e quem escreveu que era um ponto de ônibus está errado, a questão é estar atento, nessa situação a arte foi colocada como parte da cidade. Quem sabe não é uma busca coletiva por mais ações "publicas" não só artísticas como essa? 

Coloco abaixo dois videos da instalação



PS. Alguns nomes me vieram a cabeça ao escrever esse texto, ficam apenas como incentivo ao interessados (para não tornar algo massante...) Na questão da cidade Jane Jacobs (Augusto de Franco); da Cooperação Fabio Brotto e José Ricardo Grilo; e da Arte Baudelaire (muitos pensamentos, ideias e contradições)

Abraços a todos...

(o que está em itálico retirei do site dailytouslesjours ) 
Jane Jacobs http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/423056/MORTE-E-VIDA-DE-GRANDES-CIDADES.aspx
Fabio Brotto http://www.projetocooperacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário